Odontologia ampliada pela Antroposofia

Hoje  o post é sobre um curso que iniciei sobre Antroposofia. Muitos sabem que venho me aproximando desta filosofia desde a entrada da minha filha na escola Waldorf e, mais tarde com o nascimento do meu segundo filho por um parto humanizado assistido por uma profissional Antroposófica. Porém agora houve um verdadeiro chamado e estou estudando profundamente o assunto e hoje quero compartilhar com vocês ! O curso é de formação em Odontologia Antroposofica no IDEIA, na Demétria, cuja coordenadora é a Profª. Célia Regina Lulo Galitese , com uma equipe incrível!!!

A Antroposofia foi estudada por Rudolf Steiner desde o séc. XX, a partir de estudos científicos de Goethe com o objetivo de ter uma visão do Ser Humano integrado com a natureza, ampliando a visão convencional das áreas da saúde , porque inclui na observação  do ser , a visão do homem integral , constituído de corpo, alma e espirito, atuante no mundo por meio do seu querer (físico ), do seu sentir ( alma), e do seu pensar (Eu).

Assim a Odontologia Antroposofica , aplicada especialmente à odontopediatria , favorece  a visão sobre a criança , como um ser pleno e em desenvolvimento , que tem suas relações com a natureza, com a vida psíquica  e sua individualidade . No universo infantil, esse tipo de visão envolve as relações com a família, com a escola , e com o brincar dentro do desenvolvimento  infantil que são de grande relevância para um olhar expandido com relação a criança. E, dessa forma sabe-se que a face, os dentes e todo o aparelho mastigatorio tem relação com o organismo como um todo, sendo ainda permeado pelo meio externo e interno que envolve o emocional e também nossa ligação com o Divino.

Então hoje convido vocês a cuidar dos pequenos pensando neles como um todo, buscando um cuidado além dos cuidados físicos …. Escovar os dentinhos não somente como um ato de higiene, mas pensando como esse cuidado pode tornar seu filho uma criança mais forte, segura, mais disciplinada sempre respeitando e buscando ir de encontro às necessidades daquele ser, vendo-o como uma individualidade, porque uma criança ,que pela idade tem ainda pouca experiência  da vida física , pode porém estar trazendo consigo muita vivência espiritual ! Além disso não dizem que  as crianças são ainda anjos até o primeiro setênio?

Vamos ampliar juntos nosso pensamento, pois esse é o nosso diferencial dos demais reinos da natureza, a CONSCIÊNCIA !

Contem comigo!

Com carinho e grande respeito por todos vocês !!

6 comentários

Filed under antroposofia, odontopediatria

6 responses to “Odontologia ampliada pela Antroposofia

  1. Bia

    Oi Thaís,acho importantíssimo este cuidado diferenciado com nossos pequenos.Vc sabe o quanto valorizo,e me esforço ao máximo, para nunca ignorar todos os sinais dados por eles.Temos muito a aprender, e eu particularmente, espero poder aprender com vc,fato que alias sempre aconteceu!Por favor me mostre este novo caminho,me interesso bastante por ele.Obrigada por sua seriedade com os pequenos,são pessoas e especialmente profissionais como vc que fazem a diferença!bj muito carinhoso da sua amiga e mãe de pacientes seus,Bia.

  2. Thaís, Muito legal o blog! Ele reflete todo o carinho e cuidado com que vc trata os pequeninos, sempre se preocupando com o todo e com muita competência! um beijo, LU

  3. Ju Marchi

    Parabéns, Thaís!! Que bom que fui apresentada à você! Fico tranquila em levar meus filhos no seu consultório pois estou certa de que terão o melhor. O Blog está muito legal. Adorei!bjos, Ju (mãe do Léo e Thi)

  4. Ju Gonzalez

    Oi, Dra.! Também tenho interesse por este assunto, apesar de ser leiga. Será um prazer na próxima consulta conhecer um pouco mais sobre a Odontologia Antroposofica. Ate a próxima consulta!

  5. Ju Gonzalez

    Olá, Dra! Também me interesso pelo assunto, apesar de ser leiga. Estou ansiosa pela próxima consulta para conhecer um pouco mais sobre a odontologia Antroposofica!

  6. Pingback: Inaugurando uma nova coluna :

Deixe um comentário